Ministro da Fazenda afirmou estar convencido de que o governo cumprirá a meta de resultado primário de 2024. Ele também afirmou que minuta do corte de gastos será levada a Lula na segunda-feira
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o bloqueio orçamentário a ser anunciado nesta sexta-feira (22), será na casa dos R$ 5 bilhões. O governo divulgará o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas do 5º Bimestre.
— Talvez seja um pouquinho mais do que isso, mas na casa dos R$ 5 bilhões. É uma pequena variação que pode acontecer dependendo de uma variável que está sendo apurada pelo Planejamento — disse Haddad a jornalistas após voltar de reuniões no Palácio do Planalto.
Uma das agendas, foi o encontro dos ministros da Junta de Execução Orçamentária (JEO).
Com a arrecadação vindo em linha com o esperado, o governo não deve anunciar um novo contingenciamento. Haddad disse estar convencido de que o governo cumprirá a meta de resultado primário de 2024, que prevê zerar o déficit com uma banda de tolerância de 0,25 ponto porcentual do PIB.
— A receita está correspondendo às expectativas nossas e do ponto de vista do cumprimento de meta conforme a LDO. Nós estamos desde o começo do ano dizendo, reafirmando contra todos os prognósticos, não vai haver alteração de meta do resultado primário. E nós estamos, já no último mês do ano praticamente, convencidos de que nós temos condições de cumprir a meta estabelecida na LDO do ano passado — afirmou.
O ministro também adiantou que a equipe levará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na segunda-feira (25), pela manhã a minuta das medidas de ajuste fiscal que serão tomadas pelo governo, incluindo o acordo que foi feito com o Ministério da Defesa. Ele espera que ao fim desta reunião com Lula já possa ser definido o horário do anúncio das iniciativas, cujos atos já foram minutados pela Casa Civil. A divulgação poderá ser na segunda ou na terça-feira (26).