Há chance de chuva forte em algumas regiões do RS, especialmente no sábado
O feriadão de Carnaval deverá ser marcado por calorão acima da média em todo o Estado e chuva em algumas regiões. A onda de calor vinda da Argentina segue influenciando o tempo no Rio Grande do Sul, causando a elevação da temperatura. Além disso, a chegada de uma frente fria pode formar áreas de instabilidade em diferentes cidades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir dois alertas amarelos por perigo potencial da onda de calor, uma vez que a temperatura no Estado pode ficar 5°C acima da média esperada para o mês. No sábado (10) e domingo (11), algumas cidades podem registrar máximas próximas dos 40°C.
— Seguimos com essa configuração de temperatura que vem dessa massa de ar quente atuando sob o Estado. Além disso, no sábado, teremos um vento norte soprando, que naturalmente é mais quente. Já no domingo, acontece a chegada de uma frente fria e, antes da passagem dessa massa de ar frio, tem um calor pré-frontal que pode potencializar essas máximas — explica Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo.
No sábado, São Borja, na Fronteira Oeste, deverá registrar máxima de 37°C. Já Cachoeira do Sul, na Região Central, e Candelária, no Vale do Rio Pardo, podem chegar aos 40°C. Em Rio Grande, no Sul, a previsão é que a temperatura varie entre 23°C e 35°C. A máxima de Porto Alegre deverá ficar na casa dos 36°C.
— Com o deslocamento dessa frente fria, a Campanha e o Sul devem ter chuva contínua e forte no sábado. Mas, para o resto do Estado, a tendência é de predomínio de sol. No domingo, a frente fria segue favorecendo a chuva na Campanha, Região das Missões, Região Central e Sul — afirma Lucas Fagundes, meteorologista da Sala de Situação do Rio Grande do Sul.
A temperatura estará mais alta no domingo, favorecendo áreas de instabilidade e pancadas de chuva em mais região. A Capital pode quebrar o recorde anual de calor neste dia, registrando 39°C, segundo previsão do Inmet. Em Santa Vitória do Palmar, na Região Sul, e Santa Maria, no centro do Estado, os termômetros devem bater 38°C. No Litoral Norte, o calorão também vai marcar o final de semana de Carnaval.
A segunda-feira (12) dos foliões por todo Estado ainda será bastante quente. Em Santo Antônio das Missões, por exemplo, a máxima prevista é de 41°C. A chuva, porém, continuará presente na Região das Missões, Campanha, Região Central e Sul. De acordo com Fagundes, o volume total de chuva nessas regiões pode se aproximar dos 50 milímetros. Em São Luiz Gonzaga, onde a previsão é de nebulosidade e pancadas isoladas, a quantidade de chuva prevista representa 31% do que costuma chover em fevereiro.
— Já na terça-feira (13), a temperatura diminui um pouco e a tendência de chuva se espalha para todo Estado, por causa do avanço daquela frente fria. A chuva forte deve se concentrar no norte, noroeste e leste do Rio Grande do Sul, pegando Litoral Norte, Região Metropolitana, Sul, Campanha e Região das Missões. Nas demais localidades, a chuva deve ser de fraca ou de moderada intensidade — acrescenta Fagundes.
Na quarta-feira (13), quando a rotina começa a voltar ao normal, a onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul deve começar a perder a intensidade, aliviando os episódios de alta temperatura. A chuva, por outro lado, ainda não dá trégua e deve ficar concentrada em algumas regiões da metade norte do Estado.