Costa litorânea e áreas do Leste terão mais influência do fenômeno; demais áreas devem ter sol entre nuvens
A projeção é que o calorão volte ao Rio Grande do Sul no próximo domingo, seguindo pelo início da outra semana. As máximas podem passar dos 35ºC em algumas regiões. Até lá, é a chuva e a baixa temperatura no amanhecer que se destacam na previsão do tempo.
Nesta sexta-feira (14), a atuação de um ciclone extratropical em alto-mar deve estimular a entrada de vento de origem marítima sobre a costa gaúcha.
Segundo a Climatempo, o fenômeno não terá grande influência no tempo, mas favorecerá a formação de chuva, ainda que fraca, sobre o Leste e parte da Serra. Nas demais regiões do Estado, a sexta-feira será de tempo firme com sol entre nuvens.
Em Porto Alegre, na madrugada, ainda pode ter chuva fraca, mas de forma isolada. No decorrer do dia, o predomínio é de tempo firme, com momentos de sol entre nebulosidade variável. A temperatura varia entre 18ºC e 24ºC.
Fonte: Climatempo
Até sábado (15), as máximas não devem passar dos 30°C nas regiões da fronteira com a Argentina e no Noroeste. Durante a tarde, a temperatura deve chegar à casa dos 27°C ou 28°C em diferentes cidades, inclusive no centro-oeste do Estado.
— No sábado, ainda não faz 30°C. O calor vai começar a ganhar força a partir do domingo. Aí sim começaremos a ter pontos do Estado que vão passar dos 32°C e 33°C já, principalmente nas áreas do Oeste. Esse calor vai se espalhando pelo RS ao longo da semana — afirma Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A partir de segunda-feira (17), outras áreas começarão a ter temperatura mais alta. De toda forma, o meteorologista ressalta que esse período não deve ser quente como os registrados em fevereiro e no início de março.
Na Capital, a massa de ar quente não deve ser tão sentida dessa vez, já que será mais fraca do que as anteriores. Além disso, Lopes aponta que Porto Alegre terá a presença de um vento mais de Leste na próxima semana e que, inclusive, há possibilidade de chuva fraca no Litoral em alguns dias, o que manterá a temperatura mais amena em relação às áreas do interior do Rio Grande do Sul.
Isso significa que a Capital deve ter temperatura alta, acima de 30°C, na próxima semana, mas nada comparado ao calor intenso sentido no início do mês.