Colorados só dependem de si para entrar no G-4. Mantendo aproveitamento do segundo turno, time de Roger Machado conquistará objetivo
Faltam oito jogos para o Inter selar o seu futuro no Brasileirão, ou até menos, caso consiga abrir vantagem para alguns adversários. O time colorado está na 5ª colocação com 52 pontos. Uma vitória sobre o Flamengo, na quarta-feira (30), coloca Roger Machados e seus comandados na quarta colocação.
Em outras palavras, o Inter precisa apenas de seus resultados para conquistar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Na projeção atual, o Flamengo terminaria o campeonato com 68 pontos. Para superar essa marca, os colorados precisam de mais 17 dos 24 pontos que tem a disputar para ficar no G-4.
No momento, o sétimo colocado, o Bahia, fecharia o torneio com 58 pontos. Para terminar entre os seis, a equipe gaúcha precisaria de mais sete pontos para alcançar 59.
Metade dos adversários colorados na reta final estão na parte quente da tabela. São dois jogos contra o Flamengo, um contra o líder Botafogo e Fortaleza, o terceiro colocado.
A seguir, confira os confrontos que faltam ao Inter no Brasileirão e a situação dos oito adversários restantes.
É um confronto direto pela quarta colocação. Se vencer, o Inter assume o posto que dá uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. O dilema rubro-negro é usar titulares nesta quarta-feira (30) ou poupar focando na ida da final da Copa do Brasil, no domingo (3).
Os catarinenses estão com três pontos de vantagem para o Juventude, primeiro clube na zona de rebaixamento, mas com quatro clubes entre ele e a equipe gaúcha. Também sonha com uma vaga na Copa Sul-Americana.
Fecha a sequência de três partidas seguidas no Beira-Rio. O Flu briga contra o rebaixamento. Com 36 pontos, tem dois de vantagem para o Juventude, o primeiro morador do Z-4. Além da pontuação, três clubes separam as duas equipes.
Os cariocas enfrentam o Bahia, nesta segunda-feira (28). Uma vaga no G-6 é improvável: são 11 pontos de desvantagem para o São Paulo, o sexto colocado. São seis pontos de vantagem para o Z-4. Em caso de a zona de classificação a Libertadores ficar mais elástica, a diferença pode cair para até quatro pontos.
Um adversário em luta ferrenha contra o rebaixamento. O Bragantino demitiu no fim de semana o técnico Pedro Caixinha. Somente o saldo de gols separa o clube paulista do Z-4. Provavelmente, chegará desesperado ao Beira-Rio.
O jogo pode ser apenas para cumprir tabela para o Flamengo. Caso vençam a Copa do Brasil, os cariocas podem chegar para o confronto com um lugar garantido na Libertadores. Se perder para o Atlético-MG na decisão, o confronto deve ter contornos de decisão por um lugar o G-4.
É o líder do Brasileirão. O jogo pode valer o título para os cariocas, já que na rodada anterior enfrenta o Palmeiras. Quando a partida for disputada, a Libertadores já terá terminado — a final é no dia 30. Independentemente do resultado na competição internacional, a partida deve falar muito para o Botafogo.
Dependendo do que acontecer até lá, a partida pode valer muito ou pode valer pouco. Se fosse disputada hoje, valeria muito. O Fortaleza é o terceiro colocado, com 57 pontos, cinco a mais do que o Inter.
3º) Fortaleza — 57 pontos — 61%
4º) Flamengo — 54 pontos — 60%
6º) São Paulo — 51 pontos — 54%
7º) Bahia — 46 pontos — 51%
8º) Cruzeiro — 44 pontos — 47%