Ministério Público e Polícia Civil investigam suspeita de cárcere privado em Passo Fundo - Agora Já -

Ministério Público e Polícia Civil investigam suspeita de cárcere privado em Passo Fundo



Homem de 51 anos foi resgatado em 15 de agosto no bairro Vila Nova. Investigações apontarão se houve crime, há quanto tempo e quem é o responsável

Foto: MP e Secretaria Municipal de Saúde resgataram a vítima foi em 15 de agosto. Rebecca Mistura / Agencia RBS
28 de agosto de 2024

O Ministério Público e a Polícia Civil investigam uma suspeita de crime de cárcere privado ocorrido na Vila Nova em Passo Fundo, no norte do Estado. A vítima, um homem 51 anos, foi retirado da casa em que vivia em condições insalubres no último dia 15.

O resgate ocorreu em operação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público e da Brigada Militar a partir de uma denúncia que alertou sobre a situação do homem.

De acordo com nota divulgada pela Secretaria, o paciente foi resgatado para garantir sua “segurança e bem-estar” e encaminhado para atendimento médico no Hospital de Clínicas. Ele recebeu alta na segunda-feira (26) e foi encaminhado para uma clínica, onde está sob cuidados do município.

Conforme a Polícia Civil, o caso foi remetido ao órgão na sexta-feira (23) e um inquérito aberto para investigar o caso. Agora, testemunhas serão ouvidas e perícias serão realizadas para apontar se o homem era mantido em cárcere, há quanto tempo e quem é o responsável.

O MP também investiga o que fez o paciente estar nas condições encontradas, que não foram descritas à reportagem.

— Nosso objetivo inicial era ajudar o paciente. Verificamos que estava em condições desumanas e foi encaminhado para atendimento. Nossa linha inicial é de suspeita de cárcere, mas vamos investigar para ver se houve crime, se ele chegou nessa situação de forma intencional, para punir os culpados — disse o promotor Diego Lima.

O que diz o poder público

GZH Passo Fundo entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para obter detalhes, mas não teve retorno até a publicação da reportagem. A única manifestação sobre o caso foi divulgada no dia 19. Leia na íntegra:

“A Secretaria de Saúde de Passo Fundo esclarece que, após receber uma denúncia envolvendo a situação de um homem que estava em cárcere privado há 17 anos, tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar do indivíduo. A ação foi realizada em parceria com o Ministério Público, e o homem foi imediatamente encaminhado para o Hospital de Clínicas.

O município agiu de forma rápida e eficiente, garantindo atendimento tanto ao indivíduo quanto à sua família, que inclui uma mãe idosa e outros familiares em situação de vulnerabilidade. (…)

Em respeito à privacidade e à dignidade dos envolvidos, a Secretaria de Saúde não divulgará informações adicionais, como nomes ou endereços. A situação está sendo acompanhada de perto pelas equipes, juntamente com a Assistência Social e a Habitação, para garantir o melhor atendimento possível a todos os afetados”. 

Fonte : GZH 
Foto : Rebecca Mistura / Agencia RBS

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados