Estudantes apresentam projetos de Passo Fundo em Genebra, uma das quase 500 cidades educadoras no mundo
A poucas horas para o início da viagem, os cinco alunos selecionados para a Missão Cidade Educadora não escondem a ansiedade e nervosismo. O destino será Genebra, na Suíça, que assim como Passo Fundo é uma das 487 cidades educadoras distribuídas pelo mundo.
A viagem começa na tarde desta sexta-feira (12), com voo previsto para São Paulo às 16h05. Os menores vão acompanhados de um responsável e um professor e embarcam de São Paulo para Suíça no sábado (13) à tarde. A previsão de chegada em Genebra é na tarde de domingo (14). Chegando lá, o cronograma é intenso com visitas a pontos turísticos, históricos e instituições de ensino.
A viagem segue até 22 de abril com um itinerário que inclui visitas a locais históricos e culturais, instituições de ensino, espaços públicos e museus. Em Genebra, o grupo poderá conhecer a sede da Organização das Nações Unidas e o Museu da Cruz Vermelha.
— É muita ansiedade, parece que o tempo não passa. Estava contando os dias — disse o estudantes Lucas de Lima da Silva, um dos selecionados para o intercâmbio cultural.
Além de Lucas, também foram selecionados os estudantes Êmily Zanella, Kiara Prestes, Bernardo Micheletto e Nicoly Possel. Eles foram os vencedores de um desafio de conhecimento proposto pela prefeitura, que envolveu quase 1,4 alunos do sétimo ano de todas as escolas da rede municipal.
— Espero conhecer tudo lá porque vai ser algo que nós vamos levar pra nossas vidas, que a gente não vai esquecer — comenta a estudante Kiara, que vai andar de avião pela primeira vez.
— Uma das coisas que eu fiquei feliz que a gente vai conhecer é o Museu de Arte e História. Eu gosto bastante de história, então vai ser muito bom — afirmou Bernardo, aluno destaque no desafio na área de ciências humanas.
Durante a viagem, os estudantes serão os embaixadores de cinco projetos que ajudam na inclusão e desenvolvimento da cidade. Cada aluno terá a missão de apresentar, em inglês, uma das iniciativas, que incluem a Escola Pública de Música Yamandu Costa e o Prisma Espaço Geek (saiba quais são nesta reportagem).
— Eu pretendo representar a escola como um todo, o que ela significa os objetivos e tudo que ela tem feito por nós, alunos — disse Nicoly, responsável por apresentar a Escola Pública de Música, que oferece oficinas de graça aos estudantes do sexo ao nono ano.
A preparação para a viagem começou há três meses com aulas de inglês. Além dos embaixadores, os responsáveis e professores também puderam participar das aulas semanais.
— Agora falta dar só uma revisadinha na apresentação, porque é algo diferente, bem importante. Mas eu estou bem animada — conta Emily.
Esta é a segunda Missão Cidade Educadora. No ano passado, um grupo de estudantes de Passo Fundo foi para Barcelona, na Espanha, a primeira cidade educadora do mundo. No Brasil, 37 municípios integram a Associação Internacional de Cidades Educadoras, sendo 12 cidades gaúchas.
— O projeto é uma grande transformação pra nossa cidade nos próximos anos. Ele foi assinado em 2021 e é um compromisso, uma carta com princípios, e várias ações derivadas a partir dela. Não estamos fazendo uma viagem de turismo, estamos numa missão educacional — afirmou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.
A missão escolheu a Suíça em 2024 pelo fato do país ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do mundo (IDH), segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, Genebra integra a rede de cidades educadoras, motivo que orienta a viagem.