Corrida de carros que causou atropelamento de ciclista em Machadinho não tinha autorização da federação para acontecer - Agora Já -

Corrida de carros que causou atropelamento de ciclista em Machadinho não tinha autorização da federação para acontecer



Federação Gaúcha de Automobilismo disse que ajuda a identificar os pilotos que participaram da arrancada. Mulher de 27 anos teve a perna esquerda amputada e está na UTI.

Foto: Imagens mostram momento em que vítima é atingida pelo veículo Divulgação / Divulgação
4 de março de 2025

A corrida de carros que resultou em um atropelamento no sábado (1) em Machadinho, no norte do Estado, não tinha autorização para acontecer. A informação foi divulgada pela Federação Gaúcha de Automobilismo na noite de segunda-feira (3), por meio de nota (confira abaixo).

A vítima do atropelamento, uma mulher de 27 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Devido à gravidade dos ferimentos, ela teve a perna esquerda amputada.

No texto, assinado pelo presidente Arlindo Signor, a instituição afirma que “todos os eventos deste tipo devem ter autorização e supervisão da federação”, e que havia comunicado às autoridades competentes sobre a negativa de autorização.

A nota informa, ainda, que a Federação trabalha pra ajudar a identificar os pilotos que participaram da arrancada.

Em contato na tarde de segunda, os organizadores do evento afirmaram que tinham todas as autorizações e licenças necessárias. Disseram, ainda, que o espaço das provas era sinalizado e o público orientado e mantido em local seguro, e que prestaram  apoio à vítima. A organização também se comprometeu em rever as práticas de segurança para eventos futuros (leia abaixo a nota).

A Delegacia de Polícia Civil de Gaurama, abriu um inquérito policial para investigar a responsabilidade dos fatos. O motorista do veículo e testemunhas do caso devem ser ouvidos a partir desta quarta-feira (5).

Vítima transferida para a UTI

A vítima do atropelamento, uma mulher de 27 anos, foi resgatada após ser atropelada por um carro que participava da corrida no sábado (1), na RS-422. Conforme o Corpo de Bombeiros, ela estava saindo do trabalho de bicicleta quando foi atingida pelo carro.

Devido à gravidade dos ferimentos, ela teve a perna esquerda amputada e segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de Passo Fundo.  Os detalhes do estado de saúde dela não foram informados.

Confira a nota da Federação Gaúcha de Automobilismo

“O evento realizado na cidade de Machadinho não estava AUTORIZADO por esta Federação, tendo sido comunicado as autoridades competentes da não autorização.

Todos os eventos desta natureza devem ter autorização e a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo.

Informamos também que, por ser um esporte de alto risco e vinculado a esta Federação, medidas especiais devem ser tomadas e a responsabilidade do evento passa ser das autoridades que foram coniventes com a realização do evento.

A Federação Gaúcha de Automatismo está fazendo o possível para que fatos como esse não mais se repitam, inclusive busca identificar os pilotos que participaram e informando a CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo onde poderão, conforme CDA – Código do Automobilismo Brasileiro, serem penalizados.

Em tempo: O art.67 do Código de Trânsito Brasileiro e seus incisos, estabelecem normas de Eventos em vias públicas.”

Confira a nota da organização

“A organização do Primeiro Arrancadão de Carnaval, ocorrido em 01 e 02 de março, vem por meio deste expressar nossa sincera solidariedade à Sra. Simone, que sofreu um acidente durante o evento.

Asseguramos a todos que a segurança é e sempre foi a nossa prioridade principal, e todas as regulamentações pertinentes foram rigorosamente seguidas, com a obtenção das necessárias autorizações e licenças. O espaço destinado ao evento foi criteriosamente demarcado, com sinalizações claras das áreas seguras e de risco, e nossa equipe de segurança estava ativamente envolvida em orientar o público a manter-se em locais seguros. Imediatamente após o acidente, a Sra. Simone recebeu os primeiros socorros de um experiente ex-membro dos bombeiros voluntários integrante da Associação organizadora, garantindo cuidados rápidos e eficientes até a chegada da ambulância.

Além disso, representantes de nossa equipe acompanharam a Sra. Simone ao hospital e têm mantido contato constante com sua família, oferecendo suporte necessário. Estamos profundamente comprometidos com a recuperação da Sra. Simone e com a assistência contínua à sua família durante este período difícil.

Além disso, estamos conduzindo uma revisão detalhada de nossas práticas de segurança para fortalecer ainda mais nossos protocolos e assegurar a integridade de todos os envolvidos em futuros eventos. Agradecemos a todos pela compreensão e apoio, reafirmando nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de cada indivíduo em nossos eventos. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

ASSOCIAÇÃO SPEED RACE”

Fonte : GZH 
Foto  : Divulgação / Divulgação

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados