Colorado pode disputar os primeiros jogos do Gauchão com equipe sub-20 ou dividir o período de férias do elenco
A CBF oficializou nesta tarde o calendário de competições para 2025. Além da antecipação do começo do Brasileirão de abril para março, o Gauchão deverá começar até 12 de janeiro. Desta forma, será analisado o cenário para adotar a melhor estratégia possível. Duas hipóteses ganham força no planejamento do Inter: começar o torneio com time sub-20 ou parcelar as férias dos jogadores.
O Brasileirão da atual temporada será encerrado em 8 de dezembro. O recesso seria iniciado no dia 9. Logo, segundo as normas trabalhistas do país, 30 dias devem ser concedidos de férias aos profissionais. Neste caso, a volta aos trabalhos ocorreria somente em 8 de janeiro.
A possível estreia no Gauchão do próximo ano deverá ocorrer em 11 ou 12 de janeiro. A data não foi oficializada pela Federação Gaúcha de Futebol, mas já foi indicada pela CBF. Assim, entre três e quatro treinos poderiam ser comandados pela comissão técnica, fato que praticamente impossibilitaria a utilização do elenco principal.
Outro cenário seria parcelar o período de recesso. O Brasileirão será interrompido entre 15 de junho e 13 de julho em virtude da disputa do Mundial de Clubes da Fifa. Quatro clubes brasileiros estarão no torneio: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Atlético-MG ou Botafogo. Esse período, por exemplo, também poderia ser utilizado para dar o restante das férias aos jogadores.
A ideia colorada é resolver o tema o quanto antes. A manutenção de direção, comissão técnica e plantel, que tende a ter poucas alterações, facilita na tomada de decisões.
— Recebemos hoje (terça-feira) a tabela da CBF e agora vamos entender como vamos proceder, seja com relação às férias, mas também como a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) vai organizar o campeonato (Gauchão) — comentou o vice-presidente de futebol do Inter, José Olavo Bisol.