Inmet emitiu avisos laranja e amarelo, válidos até a tarde de terça-feira (1º). Metade Norte está sob "risco potencial", enquanto Metade Sul e parte da Fronteira Oeste estão em "perigo"
Após um final de semana ensolarado, o Rio Grande do Sul está sob dois alertas de tempestade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica volume de chuva expressiva nas próximas horas para todas as regiões do Estado devido ao avanço de uma frente fria.
Em vigor desde as 14h desta segunda-feira (30), o primeiro tem grau de severidade laranja, que aponta “perigo” de chuva intensa, alagamentos e rajadas de vento de até 100km/h em toda a Metade Sul e parte da Fronteira Oeste até o meio-dia de terça-feira (1º).
O alerta laranja ainda indica possibilidade chuva entre 30 e 60 milímetros nas áreas contempladas, com volume máximo de 100 milímetros e rajadas de vento entre 60km/h e 100km/h. Nestas condições, o Inmet aponta risco de cortes de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.
Durante a madrugada de terça-feira, às 3h, passa a vigorar um alerta amarelo válido para Porto Alegre e demais regiões do Estado como Vales, Serra, Norte e Noroeste. Válido até as 15h, o aviso indica “risco potencial” de queda de granizo e chuva entre 20 e 30 milímetros durante o dia, com possibilidade do volume chegar aos 50 milímetros.
Em caso de emergência, a instrução é ligar para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul através dos números 190 ou 193.
A previsão de chuva intensa e ventania também motivou alerta da Defesa Civil da Capital. O alerta é válido a partir do final da tarde de terça-feira (1º) e se estende até a noite de quarta-feira (2).
Há risco de temporais, com descargas elétricas, possibilidade de queda de granizo, volume de chuva de até 60 milímetros e vento forte, com rajadas que podem variar entre 40 e 70 km/h .
A previsão aponta para riscos de alagamentos e elevação dos níveis de arroios e rios menores, especialmente em áreas onde ocorrerão chuvas intensas em curtos períodos.